quinta-feira, 23 de julho de 2009

O velho do restelo (revisitado)

"Mas um velho, de aspecto venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente..."
Os lusíadas, de Camões
.
_____Imagine o Titanic, mas diferente, agora partindo de Portugal. Lembra-se daquela cena: pessoas no navio se despedindo das que estavam em terra? No cais, Jane, no meio da multidão ─ crianças, mulheres e idosos ─; na nave, Herondy, ambicioso e inquieto.
Jane:
_____─ "Não se vá, não me abandone, por favor...."
Herondy:
_____─ "É melhor que eu vá embora..."
Jane:
_____─ "Não se vá! Me dê uma chance outra vez, daqui pra frente tudo vai mudar..."
_____Mas Herondy estava irredutível, como todos os que partiam em busca de uma nova vida, de riquezas e de novos mundos. Assim também pensava Leonardo DiCaprio (coitado: mal sabia ele que morreria no mar).
_____Ansiedade e esperança eram os sentimentos da tripulação; em terra, receio e desamparo.
_____Hora da partida, as luzes vermelhas se acendem. Torben Grael olha para Vasco da Gama. Ambos esperam a hora da largada.
_____De repente, no meio do povo, "de aspecto venerando", o mestre dos magos. Todos o olham com respeito e esperam sua palavra. Desligam-se os motores, modelos pegam guarda-sóis e protegem os dois comandantes, já acomodados em cockpit. O mestre dos magos aparece num telão:
_____─ Homens insensatos, saem em busca de outras terras e deixam a própria casa desamparada. Que podemos nós, velhos, mulheres e crianças contra as forças do mal? Ouçam o que lhes digo: talvez essa nau em que estão não afunde, mas Portugal, sim.
_____Tentou continuar, mas, súbito, cortaram o áudio do velho e a imagem do telão se abriu numa panorâmica belíssima.
_____Religam-se os motores, o barulho é ensurdecedor.
_____Titanic parte a Caminho das Índias.

5 comentários:

Curtt disse...

Esse texto tem para mim um caráter experimental. Nunca antes havia tentado algo semelhante: muitas colagens visando à paródia.

Arth Silva disse...

cara esse e sem duvida seu texto mais insano, muito loko mesmo, bem ao estilo roberto drumond em sangue de coca cola e ilda furacao....

parabens, a loucura e a genialidade sempre andam com camisas de força semelhantes....

Léo Abrão disse...

Aos comentários acima, acrescento duas notas: a) sua originalidade e seu experimentalismo são, ao meu ver, extremamente saudáveis, férteis e criativas, Curtt. Sinto-me em uma aula de literatura - aquelas da juventude -, descobrindo um profícuo e promissor novo autor :-) Mais uma vez, parabéns :-)

ah! a nota b) o que você anda bebendo? hehe

Marcelino disse...

Divertido esse teu texto, divertdo mas não gratuito. Gostei muito concordo com o blogueiro Bicho da 7 cabeças qdo ele fala da fertilidade do experimentalismo, afinal quem iria imaginar o excelso Velho do Restelo da lavra camoniana na pele do Mestre dos magos? Muito bom!

Luiz Fernando disse...

bem divertido :D
esse mestre dos magos é o do desenho? :o